Louvação à oxossi

Fui à Louvação de Oxossi, fui fotografar, mas foi impossível não me envolver. Observando as pessoas me deparei com uma serenidade sincera absurdamente acomodada no rosto de cada participante. Pude sentir imediatamente o vínculo sólido que aquelas pessoas estabelecem com suas convicções, um vínculo que me pareceu pautado no amor, na sagrada dedicação àquilo que abraçam e no reconhecimento visível de que tudo a eles fora dado, fazia parte deles, de suas vestes, de seus olhares, de seus gestos, de suas atitudes.
Imediatamente me senti envolvido. Senti nascendo em mim um vinculo também, um compromisso que não senti como obrigatório,convencional, imposto ou necessário, mas sim, espontâneo e energeticamente ligado.
As cantorias, o barulho dos tambores, as danças, o cheiro inebriante da defumação, tudo me deixou muito interessado me levando a comoção.
Registrava com a câmera o que podia em meio ao envolvimento que senti e o que deveria ser o racional da técnica fotográfica.
Impossível não ser capturado por uma espécie diferente de amor. Não um “amor pedido” nas suplicas e nos desejos, mas um “amor sentido”, distribuído plenamente no ar, em meio as musicas, danças, tambores e cheiros, muitos cheiros e a presença amorosa dos caboclos se disponibilizando a oferecer frutas e palavras aos participantes.  Senti o cheiro, o gosto e o barulho do amor no ar. Sem solicitações, apenas um amor compartilhado, dividido e distribuído.
Acreditei nos orixás, não sei nada sobre eles, apenas sei que existem e que reinam no coração de muitas pessoas. Senti também que deles emana alguma coisa importante e marcante, quis me envolver e me colocar ao lado desse clima de amor sem limites, sem restrições.

2 ideias sobre “Louvação à oxossi

  1. Pingback: O amor e louvação à Oxossi | Rua Megê

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s